TOP 5 DÚVIDAS SOBRE RECICLAGEM

Você sente dificuldades na hora de separar o que é reciclável do que não é reciclável? Leia esse post para esclarecer suas dúvidas!

Maria Eduarda Sena - Analista de Comunicação, Marketing e Eventos

1/27/20244 min read

Temos 4 grupos de materiais que nosso serviço recolhe, são eles: Papel, Plástico, Metal e Vidro.

Imagino que em casa, você não separe por tipo de material, e tá tudo bem! O importante é colocar no saco verde (entregue a cada coleta) o que de fato será processado e transformado em um novo produto.

1- O que PODE ser reciclado?

PLÁSTICOS: embalagens de produtos de limpeza, tupperware, baldes, canos, tubos de pvc, frascos plásticos de produtos, sacos/sacolas, garrafas de refrigerantes e garrafas plásticas.

VIDRO: Copos, tampa de forno micro-ondas, frascos de vidro, potes de vidro, cacos e garrafas de vidro.

PAPEL: Jornais, revistas, envelopes, rascunhos, papel sulfite, cartazes, listas telefônicas, papel de fax, folhas de caderno, fotocópias, formulários, caixas de papelão, cartolinas e aparas de papel.

METAL: Latas, ferragens, canos, pregos, aerossóis, cobre, embalagem, talheres de metal, enlatados e tampas de garrafa.

2-O que NÃO pode ser reciclado?

PLÁSTICOS: cabos de panela, isopor, bandejas de plástico, embalagens metalizadas, esponja de cozinha, espuma, tomadas e acrílico.

VIDRO: Ampolas de remédios, boxes temperados, cerâmicas, para-brisa de carro, porcelanas, tubos de TV, óculos, espelhos, louças e pirex.

PAPEL: Papéis plastificados, papel higiênico, etiquetas adesivas, papel carbono, papéis parafinados, fotografia, papel celofane, bitucas de cigarro e guardanapos.

METAL: Latas de solventes químicos, esponja de aço, latas de verniz, latas de insecticidas, tachinhas e clipes.

A resposta para essa pergunta é: depende! Nem todos os materiais recicláveis precisam ser lavados antes de serem descartados, mas alguns precisam ser higienizados para evitar o mau cheiro, a proliferação de fungos e bactérias, e o comprometimento da qualidade dos lotes de recicláveis, é esse o caso de embalagens de derivados de leite! Lembre-se de armazená-los já secos para não comprometer os demais materiais!

3- É necessário lavar os materiais?

Uma forma de identificar se o material é reciclado ou não é observar os símbolos de reciclagem que aparecem nas embalagens ou nos próprios produtos. Esses símbolos indicam a composição do material e se ele pode ser reaproveitado ou não!

4- Como identificar se o material é reciclável?

Símbolos abaixo com números, são formas de identificar variados tipos de plásticos, vamos explicar cada um deles, esse grupo de materiais é complexo.

Existem 7 tipos diferentes de plástico, são eles:

1: PET (polietileno tereftalato) Um dos plásticos mais reconhecidos, o PET é amplamente utilizado em garrafas de refrigerante e na produção de fibras para roupas. Sua capacidade de reter gases e proteger contra a umidade o torna ideal para diversos fins.

2: PEAD (polietileno de alta densidade) Conhecido por sua resistência físico-química, o PEAD é empregado na fabricação de brinquedos, sacolas de mercado, frascos de detergente e tampas de garrafa. Sua versatilidade o torna essencial em várias aplicações cotidianas.

3: PVC (policloreto de vinila) Famoso por seu uso em tubulações de água e esgoto, o PVC também está presente em mangueiras, isolantes de fios, potes de maionese e diversas embalagens. Sua adaptabilidade o torna indispensável em várias indústrias.

4: PEBD (polietileno de baixa densidade) Devido à sua flexibilidade e resistência a impactos, o PEBD é utilizado em utilidades domésticas, filmes de embalagens, sacos de lixo e até mesmo nas camadas das caixas de leite. Sua presença se faz notar em diversos aspectos do nosso cotidiano.

5: PP (polipropileno) Amplamente utilizado em embalagens de iogurte, sorvete, ketchup, entre outros, o PP destaca-se pela capacidade de conservar o aroma dos alimentos e resistir a mudanças de temperatura. Sua presença é vital na indústria alimentícia.

6: PS (poliestireno) Versátil em sua aplicação, o PS é encontrado em embalagens de cosméticos, itens descartáveis e é conhecido popularmente como isopor quando utilizado como espuma. Sua versatilidade o torna uma escolha comum em diferentes setores.

7: Outros materiais distintos dos anteriores Quando um plástico não se encaixa nas categorias mencionadas, ele é designado pelo número 7. Um exemplo é o material presente em pacotes de salgadinhos e biscoitos, destacando a diversidade desse grupo de materiais.

Observe que o "PS" - poliestireno e "outros (7)" consta como reciclável, mas são dois tipos de materiais com baixíssima reciclabilidade, ou seja, o custo de processamento e transformação é muito alto, esse material não será reciclado no fim das contas!

Alguns materiais como embalagens de salgadinho, papel higiênico, absorvente, guardanapos engordurados, não há outra opção a não ser descartar no “lixo comum”! Busque compreender as particularidades do material e os cuidados exigidos na hora do descarte para não prejudicar o meio ambiente e o nosso bem-estar!

Fica dica: se você puder, deixe de consumir produtos com materiais que não serão reciclados. Se você pode, vale pensar em opções mais sustentáveis.

5- O que fazer com os itens que não são recicláveis?

Para ter mais informação sobre qual destinação dar para materiais que não são coletados pela coleta seletiva acesse a aba SERVIÇOS.